Relacionamento com o cliente: como melhorar?

Tecnologia e gestão para empresas express

Relacionamento com o cliente: como melhorar?

O relacionamento com o cliente deve ser um dos pontos mais importantes da estratégia da sua empresa. Ele é vital para a expansão do seu negócio, pois, além de consumir os seus serviços, também é responsável por fornecer informações relevantes sobre o mercado.

É seguro afirmar que o custo para encontrar novos clientes é maior do que o necessário para fidelizar aqueles que já conhecem a sua marca. Por isso, utilizar métodos para criar uma aproximação do público com a marca gera uma maior satisfação e resultados financeiros satisfatórios.

Ficou curioso para aprender a aplicar esses conceitos na sua empresa? Confira algumas dicas infalíveis para melhorar o contato com o seu público!

Invista na gestão do relacionamento com o cliente

O CRM, siga em inglês para Costumer Relationship Management, é o conjunto de práticas voltadas para otimizar o relacionamento com o cliente. O seu objetivo é mapear as informações do público e abastecer a sua equipe de vendas com dados valiosos para captar novas pessoas e fidelizar as existentes.

Para uma procura eficiente de clientes, o ideal é oferecer os produtos adequados. No ramo das entregas rápidas, por exemplo, é importante saber as suas necessidades e buscar uma forma de atendê-los com agilidade. Para aplicar isso, é necessário cadastrar as informações pessoais do seu público, o que pode ser feito por meio de softwares.

Aplique boas práticas

Algumas regras precisam ser seguidas para implementar um bom marketing de relacionamento. A primeira delas é entender que cada cliente tem as suas características, ou seja, os seus gostos e necessidades. Segmentar a sua audiência é fundamental para entregar a ela um serviço que faça sentido.

Outras práticas importantes são:

  • não enviar mensagens sem a sua autorização;
  • não entrar em contato fora do horário comercial;
  • abrir um meio de contato direto com a empresa, como um chat online.

As pessoas responsáveis pelas vendas também devem passar por um treinamento para serem cordiais e solucionarem os problemas dos clientes da melhor maneira possível.

Seja transparente com os clientes

Mesmo que a sua gestão seja a mais eficiente do mercado, é praticamente impossível fugir de alguns erros. Ainda mais no serviço de entregas, problemas com as motos ou condições climáticas desfavoráveis afetam o serviço e podem irritar o cliente. Nesse caso, a dica é ser 100% transparente e explicar o ocorrido.

O importante é que você demonstre que ficou incomodado com o atraso e que fará de tudo para que isso não ocorra da próxima vez. Em casos mais extremos, ofereça uma cortesia ao comprador, como uma entrega grátis, para reconstruir o relacionamento.

Realize um atendimento de excelência

Um relacionamento de excelência passa por um bom atendimento ao cliente. Isso vale para todas as fases do processo de compra, desde o primeiro contato até o pós-venda. Aprenda a ouvir e compreender os seus anseios e demonstre interesse em prestar aquele serviço.

É importante que o cliente consiga entrar em contato com a empresa de uma maneira rápida e fácil. Se ele precisa de uma entrega urgente, por exemplo, cabe à equipe analisar se é possível atendê-lo ou então buscar caminhos que satisfaçam as suas necessidades. Um bom atendimento é a porta de entrada para a retenção desse comprador.

Automatize as operações 

Para que todas as outras dicas anteriores possam, de fato, acontecer de forma positiva na sua empresa, vale apostar na tecnologia como aliada para automatizar as operações de entrega. Assim, os serviços acontecem de maneira rápida e o atendimento, que geralmente demanda mais custos com ligações telefônicas, por exemplo, é otimizado. 

Quando um cliente percebe que uma empresa trabalha com ferramentas e estratégias modernas, como a automatização das etapas de entrega do serviço, isso gera confiança e, consequentemente, um relacionamento mais próximo e positivo.

Ao aplicar nossas dicas, com certeza, surgirão resultados melhores no seu relacionamento com o cliente. Existem diversas maneiras de otimizar essa questão na sua empresa e, apesar de isso demandar um investimento de tempo e dinheiro, a sua consequência será uma fidelização maior do seu público e soluções melhores para o seu negócio crescer.

Quer melhorar a gestão da sua empresa? Entre em contato conosco e dê um passo adiante com a tecnologia!