Como garantir a qualidade dos serviços de delivery?

Tecnologia e gestão para empresas express

Como garantir a qualidade dos serviços de delivery?

Fale a verdade: quando foi a última vez que você tomou as rédeas do seu negócio e mediu a qualidade dos serviços de delivery na sua empresa? Com tantas obrigações no dia a dia, contas a pagar e funcionários para cuidar, não sobra muito tempo para essas questões “secundárias”, certo? Errado!

Avaliar o nível de satisfação do cliente com a sua entrega vai te poupar de um monte de dor de cabeça. Pense apenas na possibilidade de uma reclamação no Procon ou no implacável Reclame Aqui. Problemático, não?

Agora, imagine que essas reclamações poderiam ser evitadas ou, pelo menos, ficar restritas ao seu conhecimento. Para isso, basta que o dono da empresa — no caso, você — tenha a iniciativa de avaliar seus serviços por meio de indicadores confiáveis. Ficou interessado em conhecê-los? Então siga esta leitura para conferir!

Tempo de entrega

Se você deu uma conferida no link destacado ali no início, para o Reclame Aqui, deve ter reparado que a imensa maioria das reclamações de entrega têm a ver com atrasos. Não por acaso, o quesito número 1 na hora de avaliar a qualidade dos serviços de delivery é o tempo de espera. Afinal, se fosse para perder tempo, seria melhor o cliente fazer o pedido ao vivo e a cores, não?

Caso você nunca tenha medido o tempo de entrega em sua empresa, comece a fazê-lo o mais rápido possível. Para ficar mais fácil e estabelecer um critério justo, calcule quanto cada entrega é feita de acordo com a distância percorrida. Assim, você consegue estipular uma média, sabendo quando um pedido foi atendido com atraso ou dentro do prazo.

Você pode fazer isso até manualmente, com um mapa, ou utilizando uma planilha com os campos:

  • endereço de entrega;
  • distância;
  • nome do entregador;
  • veículo utilizado;
  • possíveis obstáculos (blitz policial, pista interditada, tráfego etc.);
  • cliente (pode registrar se é “estreante” ou recorrente).
  • tempo cronometrado.

O importante aqui é incluir campos que te ajudem mesmo a entender os motivos de um possível atraso. Será que foi o tráfego? Ou o entregador não escolheu o trajeto certo? Com o tempo, você vai ter em mãos uma boa quantidade de informações, que será muito útil na hora de saber o que precisa melhorar.

Qualidade da entrega

“Tá bom, eu até consigo entregar no tempo certinho, o problema é como a refeição chega”. Esse pensamento passou pela sua cabeça? Se sim, você deve melhorar no segundo quesito mais importante no ramo de delivery.

No caso das refeições, embora saibamos que certos pratos jamais poderiam ser entregues como se fosse em um restaurante, é fato que, para muitos outros, dá para ser perfeito. Já em outros tipos de entrega, o teu desafio é garantir que a mercadoria chegue inteira. Isso não é tão difícil assim, mas exige alguns cuidados.

Acomodar produtos em plástico bolha ou isopor, por exemplo, é uma excelente maneira de garantir a sua integridade física. Além disso, a própria forma de o entregar conduzir os produtos pode ajudar a evitar avarias. Respeitar os limites de velocidade e minimizar solavancos são medidas simples, mas que todo motoboy profissional deve observar.

Voltando às refeições, podemos citar mais algumas medidas capazes de poupar os seus entregadores de ter que lidar com um cliente insatisfeito. Confira a lista:

  • entregar caldos e molhos sempre separados;
  • fazer o mesmo com as guarnições;
  • estipular um raio para as suas entregas, de maneira a não ultrapassar 20 minutos;
  • se a refeição for frita, acomodá-la em embalagens com respiros, e não se esquecer de juntar guardanapos;
  • pedir sempre a opinião do cliente depois de cada entrega concluída;
  • preferir cardápios menores, só para facilitar.

No caso da opinião do cliente, o ideal é coletar essa opinião algum tempo depois, até para dar tempo de ele terminar a refeição. Isso garante, ainda, que ele possa avaliar o estado do prato de forma mais justa — ou seja, considerando todos aspectos, como consistência, temperatura e sabor. Esse feedback pode ser pedido por WhatsApp ou pelo atendimento on-line do app Mais Entregas.

Duração do processamento do pedido

Você pode não dar muito valor a esse quesito, mas será que os atrasos na sua empresa de delivery não estão sendo causados por falhas de processamento? Esse é um erro comum, principalmente em pedidos que passam por operadores em centrais de atendimento. Em alguns casos, a falha humana leva a atrasos, por esquecimento ou por algum erro ao anotar os dados do cliente.

Temos até uma sigla bacaninha em inglês para tratar desse item, a OTP (On Time Processing). Na verdade, tudo não passa de um simples cálculo: a hora inicial do processamento subtraída da hora final. Feito isso, você tem a duração de cada um dos pedidos — que, conforme vão se acumulando, revelam uma média de tempo. É claro que você pode (e deve!) reduzir ao mínimo essa média, beleza?

Pedidos entregues com 100% de sucesso

Você reparou que existem diversas etapas dentro do processo de entrega? Cada uma delas vai impactar, mais ou menos, a eficiência dos serviços prestados. Quando todas elas operam em níveis considerados excelentes, você tem uma taxa de 100% de entregas bem-sucedidas.

Para medir esse fator, separe cada uma das fases que compõem um pedido. Pode ser, por exemplo:

  • entregas feitas no prazo médio (20%);
  • precisão no processamento (20%);
  • agilidade na separação dos produtos ou do preparo dos pratos (20%);
  • entregas faturadas corretamente, ou seja, com pagamentos liquidados (20%);
  • qualidade do produto ou refeição entregue (20%).

Aqui, você pode incluir ou retirar os itens conforme as suas próprias características; o importante é contar apenas quantas entregas foram perfeitas, do início ao fim. Então, para cada etapa, determine valores na forma de percentuais, como no exemplo acima. Simples, não?

Se a sua empresa tem muitos veículos e entregadores, o certo é informatizar todas essas métricas que te passamos. Agora, se quiser mesmo que melhore a qualidade dos serviços e principalmente das entregas de delivery em seus clientes, conte com a ajuda do sistema da MaisEntregas.com, uma verdadeira mão na roda!

Veja no nosso site como o sistema funciona e  também mande este artigo para seus clientes e nunca mais perca o controle!

Aproveite para dar uma olhadinha no artigo que falamos um pouco sobre características e vantagens dos diferentes modais de transportes.